5.31.2007

5.30.2007

A love supreme



“The first records in Coltrane’s career as a leader were the work of a man who had submerged himself in heroin and alcohol and who had mortgaged his physical health as a result. If, as superstition and a measure of biological science suggest, people are transformed every seven years, then Coltrane is something like proof positive. Few spiritual break-thoughts have been so hard won, but he had also reinvented himself technically in that time, creating a body of music in which simplicity of materials generates an almost absurd complexity of harmonic and expressive detail. This is quintessentially true of ‘A Love Supreme’. Its foundations seem almost childishly slight, and yet what one hears is a majestic outpouring of sound, couched in a language that is often brutally violent, replete with split quotes, multiphonics and toneless breath noises”. THE PENGUIN GUIDE TO JAZZ
Enfim... nao há muito o que falar desse disco. Obra prima e genial - obra prima e genial mesmo; tais adjetivos andam muito banalizados, tudo é obra prima e genial, mas aqui é pra valer!

John Coltrane - Sax Tenor
Elvin Jones - Bateria
Jimmy Garrison - Baixo
McCoy Tyner - Piano

John Coltrane - A Love Supreme

5.28.2007

Keith Jarrett, Gary Peacock e Jack DeJohnette - Tokyo'96



Desculpe a demora pessoal, problemas tecnicos... mas voltei com um disco que não tem comparação... devido ao grande sucesso de downloads do Inside Out decidi colocar aqui um disco do "High Priest" Keith Jarrett, com seu glorioso trio: Keith no piano, Gary no Baixo e Jack na bateria. show de improvisações e múscicas feitas "no momento" ao vivo.... incrível!!!


Set List:
1.It could happen to you
2.Never Let Me Go
3.Billie's Bounce
4.Summer Night
5.I'll Remember April
6.Mona Lisa
7.Autumn Leaves
8.Last Night When We Were Young
9.Caribbean Sky
10.John's Abbey
11. My Funny Valentine
12.Song






Link: Tokyo'96

5.27.2007

McCoy Tyner Plays Ellington




McCoy Tyner, piano, Jimmy Garrison, baixo, Elvin Jones, bateria, Willie Rodriguez e Johnny Pacheco, percussão latina. Gravado em 64.



Set List:
1.Duke's Place
2.Caravan
3.Solitude
4.Searchin'
5.Mr. Gentle and Mr. Cool
6.Satin Doll
7.Gypsy Whithout a Song
8.It Don't Mean a Thing
9.I Got It Bad
10.Gypsy Without a Song



Link:McCoy_Tyner.rar

5.23.2007

Count Basie & Friends



Nunca entendi exatamente quem toca nesse disco, se voce ouvi-lo vai perceber que é um trio, mas o que vem escrito na contra capa é que os "friends" que tocam com Basie são Joe Pass, Oscar Peterson, Freddie Green e outros. Uma mentira. E ainda Norman Granz ("O" produtor e formador da Pablo e da Verve Records) conta longamente num texto que as faixas foram tiradas de varias gravacões de Basie com trios, quartetos, quintetos, etc... Mesmo assim as músicas do disco são ótimas, um puta trio formado por um baixo (que eu acho que é o Ray Brown), piano (Basie) e batera (não faço a mínima). Quem puder resolver essa dúvida, por favor poste nos comentários que sempre fiquei curioso pra saber que toca no disco.

Set List:

1.Easy Does It

2.Zoot

3.Love Me Or Leave Me

4.N.H.O.P

5.She's Funny That Way

6.Turnaround

7.Madame Fitz

8.Royal Garden Blues

Link:Basie.rar

5.21.2007

Duke Ellington




Já aviso que é uma coletânea, mas é boa pra caralho! Os classicos antigos do Duke que certamente influenciaram todos esses outros caras que foram postados nesse blog até agora. Essas gravações que vão de 27 a 56 foram lançadas numa coletânea que chama Swing pela Ouver Records. Ouça o rei das big bands e arranjos Duke Ellington.






1.Take It Easy (28)
2.Mood Indigo (30)
3.The Mooche (28)
4.Cotton Tail (40)
5.All Too Soon (40)
6.In A Mellow Tone (56)
7.Sophisticated Lady (40)
8.Just A Sittin' And Rockin' Ellington (41)
9.Five O'Clock Whistle (40)
10.Take The "A" Train (41)
11.I Got It Bad And Ain't Good (41)
12.Clementine (41)
13.Jump For Joy Ellington (41)
14.Flamingo Anderson (40)
15.Perdido (42)
16.C Jam Blues (42)
17.I'm Beginning To See The Ligth (44)
18.Caravan (45)
19.Blue Skies (46)
20.Creole Love Call (27)


5.17.2007

Django Reinhardt


Vou ser bem curto: esse cara foi o melhor guitarrista de todos os tempos. Esse cara foi vitima de um incendio quando jovem e so toca com dois dedos na mao esquerda.
Muita gente nao conhece ele, entao esse disco eh um bom comeco.
O violinista eh o famoso Stephane Grappelli
Sem +

Django Reinhardt - Echoes of France

5.15.2007


Eu sei que estou devendo...faz muito tempo que eu não posto...é que estou com
problemas no meu PC. Por isso, para tentar recuperar o tempo perdido eu coloquei este vídeo aqui. Ele é longo mas vale muito à pena, uma apresentação para um canal de TV europeu o trio destrui com um set list de três músicas, uma do Jan Garbarek e as outras do Egberto. Uma performace com muito sentimento, este vídeo é um dos melhores que eu já assisti do youtube. Quem gostou deste formação: Egberto Gismonti - Piano e "Violão", Charlie Haden - Contra Baixo, Jan Grabarek - Sax Tenor e Soprano; tem dois lançados pela ECM o Magico e Folk Songs.

5.14.2007

Dexter Gordon - Gotham City


Eu nunca tinha ouvido esse disco até hoje, direto do acervo de Nhonhão Paranah, me impressionei, muito legal, apesar de eu achar que as músicas deste disco são alegres (bop nervoso) demais para a cidade de Btaman. De 1980 (impresionante como Dexter Gordon ainda está com tudo), grandes solos do guitarrista George Benson, do trompetista convidado Woody Shaw e é claro do sax tenor de Dexter Gordon, ainda com Art Blakey na bateria, Cedar Walton no piano e Pearcy Heath no baixo (reparem na citação ao tema do Btaman no solo de Pearcy Heath na música Gotham City).

Set List:

1. Hi-Fly
2. A night sang in Berkley Square
3. The Blues Walk
4. Gotham City


LInk: Dexter_Gordon_Gotham_City_1981.rar

ps: the date on the link is wrong, the right is 1980. Sorry for that...

5.11.2007

Eric Dolphy - Conversations


Recorded in 1963, New York. Have no Words...

Set List:

1. Jittburg waltz
Eric Dolphy flute
Woody Shaw trumpet
Bob Hutcherson vibraharp
Eddie Kahn bass
J. C. Moses drums

2. Music matador
Eric Dolphy bass clarinet
Clifford Jordan soprano saxophone
Prince Lasha flute
Sonny Simmons alto saxophone
Richard Davis bass

Charles Moffet drums
3. Love me
Eric Dolphy alto saxophone
4. ALONE TOGHETER
Eric Dolphy bass clarinet
Richard Davis bass



Link: Eric_Dolphy___Conversations_1963.rar

Cachao - Descargas


Este post certamente não é dos mais tradicionais do jazz, mas certamente é um dos melhor do jazz cubano. E é uma quebradeira do caralho, divisões ritimicas que só um cubano faz. Gravado em 57 (!) em Havana. Israel "Cachao" López no baixo, Guillermo Barreto nas pailas, Tata Guines na tumbadora, Rogelio Iglesias no bongo, Gustavo Tamayo no güiro, El Negro Vivar no trompete, Generoso Jiménez no trombone, Orestes López no piano, Emilio Penalver no sax tenor, Virgilio Egües na flauta, Nino Riviere no tres. Todos que tocam são instrumentistas impressionantes. O baixista e compositor Cachao é um dos principais divulgadores da Descarga Cubana, que pros cubanos é o mesmo que "jam". Nada mais... Ouça.
Ps: Na foto não são os músicos nem a capa do disco.


.


Set List:

.

1.Descarga Cubana

2.Goza Mi Trompeta

3.Cogele El Golpe

4.Trombon Criollo

5.Malanga Amarilla

6.Pamparana

7.Oye Mi Tres Montuno

8.Controversia En Metales

9.A Gozar Timbonero

10.Sorpresa En Flauta

11.Estudio En Trompeta

12.Guajeo De Saxo

.


Art Blakey and the Jazz Messengers - Caravan


Eu sei que demorou mas é que estava com prblemas de conexão... Aqui vai um disco de 1962 do famoso baterista Art Blakey, se liga na trupe que enquadrava os Jazz Messengers: Curtis Fuller (trombone), Freddie Hubbard (trompete), Wayne Shorter (sax tenor), Cedar Walton (piano) e Reggie Workman (baixo).

Set List:

1. Caravan
2. Sweet'n Sour *
3. Sweet'n Sour
4. In the Wee small Hours of the Mornings
5. This is for Albert
6. Skylark
7. Thermo [*]
8. THermo [*]

Link: Art_Blakey___The_Jazz_Mesengers_Caravan_1962.zip

5.04.2007

Charlie Parker's Jam Session


Jam Session foi gravado em 52. Com Charlie Parker, Johnny Hodges e Benny Carter no sax alto, Ben Webster, Flip Phillips no sax tenor, Charlie Shavers mandando muito no trompete, Barney Kessel na guitarra, Oscar Peterson no piano, Ray Brown no baixo e J.C. Heardna bateria. Atenção para o final da What is This Thing Called Love, de Cole Porter, onde os músicos se revesam fazendo cada um apenas uma frase de uma impressionate sequência de solos.
.
Set List:
.
1. Jam Blues
2. What Is This Thing Called Love?
3. Ballad Medley
4. Funky Blues
.

5.03.2007

Metheny & Mehdldau


Coloquei este cd, pois estava fuçando na net e achei um vídeo com uma entrevista sobre o disco e mais algumas coisas, o que me fez lembrar do cd. A entrevista é bem legal e vale à pena ver. Esse cd é o resultado de um encontro de dois músicos que são mestres em seus respectivos instrumentos e cada um com uma linguagem muito pessoal, Pat Metheny - Guitarra e Brad Mehdldau - Piano. Como super fã dos dois, confesso que esperava mais do disco. Porém, não deixa de ser um disco de excelente qualidade. Em duas músicas a rhythm section de Brad, Larry Grenadier - baixo e Jeff Ballard - bateria, tocam com eles. Essa formação pode ser melhor escutada no disco Quarter(2007), lançado neste ano. Neste disco eles interpretam apenas peças próprias e Pat quebrada tudo, já que das 10 músicas do disco, 7 são composições suas. Para mim o que realmente pega neste cd são as composições. Gosto particularmente da Find Me In Your Dreams. Vele à pena para quem gosta de um ou de outro...já quem gosta dos dois é altamente recomendado. Quem não gosta dos dois, nada à comentar. Depois eu coloco a entrevista...

1 - Unriquited
2 - Ahmid-6
3 - Summer Day
4 - Ring of Life
5 - Legend
6 - Find Me In Your Dreams
7 - Say The Brother's Name
8 - Bachelors III
9 - Annie's Bittersweet Cake
10 - Make Pace

link: pat_metheny__brad_mehldau_-_metheny_mehldau__2006_.rar

5.02.2007

Freddie Hubbard - Sky Dive


Direto do acervo de Nhonhão Paranah! disco de Freddie Hubbard com um elenco de cair o queixo: Tony Price - Tuba; Airto Moreira - Percussion; Wayne Andre - Trombone; Garnett Brown - Trombone; Billy Cobham - Drums; Paul Faulise - Trombone (Bass); Freddie Hubbard - Trumpet; Ray Barretto - Percussion; George Benson - Guitar; Phil Bodner Clarinet, Flute, Clarinet (Bass), Flute (Alto), Flute (Bass), Piccolo; Ron Carter - Bass; Keith Jarrett Piano - Piano (Electric); Hubert Laws Flute - Flute (Alto), Flute (Bass); Marvin Stamm - Trumpet, Flugelhorn; Toni Price - Tuba; George Marge - Clarinet, Flute, Flute (Alto), Clarinet (Bass) ; Romeo Penque - Clarinet, Oboe, Horn (English), Flute (Alto), Flute; Alan Rubin - Trumpet, Flugelhorn ; John Snyder - Liner Notes C. Taylor Producer Creed Taylor - Producer ; Wally Kane Clarinet (Bass), Piccolo K.

Atenção para a funkeada Povo e a linda interpretação do tema de The Godfather.

Set List:

1. Povo
2. In a Mist
3. Naturally
4. The godfather (theme)
5. Sky Dive

Link: Freddie_Hubbard_Sky_Dive_1972.rar

5.01.2007


O talentoso saxofonista Devid Llebman faz um ótima versão de My Favorite Thing, com Joey Calderazzo - Piano, Dave Holland - Contrabaixo, Jack DeJohnette - Bateria. O vídeo já vale apenas pela atuação de Holland; mas quem realmente esta com fogo é DeJohnette. Mais uma quebradeira geral...